Capacitores

 

Capacitores eletrolíticos

  Depois que o capacitor eletrolítico é deixado guardado por um longo tempo (2 a 3 meses), se for imediatamente conectado à tensão operacional nominal, o vazamento e o aquecimento serão significativamente aumentados. Portanto, um capacitor eletrolítico que foi deixado em espera por um longo tempo precisa de um processo de ativação antes de ser usado normalmente. 

 O método específico é aumentar a tensão de trabalho em ambas as extremidades do capacitor eletrolítico passo a passo até a tensão nominal. Se a tensão de funcionamento do capacitor eletrolítico for 450V, Então as seguintes etapas podem ser executadas:
Primeiro o capacitor é submetido a uma tensão de 50V por 10 a 15 minutos, após cada 4 a 5 minutos, a tensão é aumentada em 20V e a tensão de trabalho é aumentada gradualmente até chegar a tensão nominal. 

  Por razões de segurança, geralmente é necessário conectar um resistor limitador de corrente 100K5W em série para evitar que o curto-circuito eletrolítico danifique a fonte de alimentação. A tensão através do resistor 100K também pode ser usada para detectar a corrente de vazamento eletrolítico. Se as condições permitirem, também é possível usar uma fonte de alimentação ajustável de alta tensão com uma fonte de corrente constante 10mA para a reativação.
Normalmente, o capacitor eletrolítico intacto tem uma corrente de fuga de 0,025 ~ 0.05mA/microfarad sob tensão nominal e temperatura normal.

 Essa ação geralmente é necessária para capacitores de alta tensão.


       Fica a dica!

Nenhum comentário: